Psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia

10 sintomas que indicam problemas de ansiedade

10 sintomas que indicam problemas de ansiedade

Como muitos outros problemas psicológicos, a ansiedade é muitas vezes desvalorizada por quem não sofre dela e apontada como sendo um sinal de que as pessoas querem chamar a atenção, mas o problema é bem real.

A ansiedade é uma emoção instintiva, que faz parte dos sentimentos do ser humano. Os transtornos começam a aparecer quando esse nível de ansiedade aumenta, podendo originar crises.

Conheça 10 sintomas que indicam problemas de ansiedade:

  1. Preocupação excessiva. Todo mundo tem alguma coisa com que se preocupar, mas quando se sofre de problemas de ansiedade as preocupações tornam-se fatores limitantes, podendo desencadear outros sintomas.
  2. Insônia. Se já ‘perde o sono’ por causa de um encontro ou uma reunião, imagine como é passar as noites em claro por todos os motivos possíveis e imagináveis.
  3. Aumento ou perda de peso muito acentuados. Nos momentos as pessoas tendem a comer demais ou a evitar comer, além disso as crises de ansiedade podem desencadear distúrbios gastrointestinais.
  4. Evitar determinadas situações. O problema não é a ansiedade propriamente dita, mas o impacto exagerado que esta pode ter na sua vida. Se começa a evitar certas situações no ambiente pessoal ou profissional por lhe provocarem ansiedade, então é um sinal de alerta.
  5. Memória e concentração prejudicadas. Com níveis de ansiedade elevados, começa a ser cada vez mais difícil manter-se focado ou até guardar informações e memórias.
  6. Crises de pânico. Num estado de grande ansiedade a pessoa pode ter crises de pânico, com picos de ansiedade muito elevados, grande sofrimento, sensação de morte iminente e coração acelerado.
  7. Coração acelerado (taquicardia). Em situações de grande ansiedade parece que o coração vai saltar fora do peito.
  8. Falta de ar. Este é um dos sintomas mais comuns dos picos de ansiedade. É como se tivesse uma pedra no peito que dificulta a respiração.
  9. Medos irracionais (fobias). Uma pessoa que sofre de problemas de ansiedade começa a desenvolver um medo de situações e coisas que não tinha antes, como de répteis, viajar de avião, andar de carro, etc.
  10. Tensão muscular. Já deu por si a pressionar tanto os dentes que começa a sentir dores no maxilar? Ou sofre de dores constantes no pescoço – que se podem transformar em dores de cabeça – são sinais de que passa muito tempo “tenso”, sobrecarregando o seu corpo.

Nós do Novo Olhar podemos lhe ajudar, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Informações do autor

patty