Psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia

As letras falam: metodologia para alfabetização

Curso especial – enfoque prático

letras-falam

 

Vencendo os desafios de ensinar a ler e escrever

“As letras falam: metodologia para alfabetização”

 

Prof. Dr. Jaime Zorzi

 

 

 

Alfabetizar implica educar a mente e os sentimentos.

A criança precisa apropriar-se não só das letras,

mas também de todas as sensações que elas podem expressar.

 

 

“As letras falam: metodologia para alfabetização” é uma proposta de ensino desenvolvida graças ao desafio de alfabetizar crianças com problemas de aprendizagem, já marcadas pelo insucesso escolar e por anos seguidos de tentativas frustradas. Esta metodologia está construída de forma progressiva, estruturada e sequencial, seguindo uma orientação fônica, e que tem por objetivo desenvolver competências fundamentais envolvidas no processo de alfabetização, dentre elas as chamadas habilidades metafonológicas e as correspondências entre fonemas e grafemas.

A metodologia aqui apresentada propõe atividades simples, planejadas para promover, de forma sistemática e eficaz, o aprendizado do funcionamento do código alfabético, podendo ser aplicada no ensino regular com crianças que iniciam o processo de alfabetização, em sala de recursos e no atendimento clínico (fonoaudiológico, psicopedagógico, psicológico) de crianças com problemas de aprendizagem.

Alfabetização e consolidação de competências em leitura e escrita estão na base dos verdadeiros progressos no processo de letramento e na garantia de condições favoráveis para o sucesso acadêmico de modo geral.

 

Objetivo

Promover conhecimentos para uma efetiva aplicação, em sala de aula, e em clínicas, da proposta “As letras falam: metodologia para alfabetização”.

 

Programa

  • Compreendendo a constituição sonora das palavras: sílabas e fonemas
  • Consciência fonológica, correspondência fonema-grafema, alfabetização e os princípios da ortografia
  • A constituição das rotas fonológica e lexical e seus efeitos no processo de alfabetização
  • Como promover o desenvolvimento da escrita em crianças com defasagem escolar, apresentando características elementares aprendizagem da escrita
  • Apresentação do programa “As letras falam: metodologia para alfabetização”, com explicações passo a passo a respeito de sua aplicação

Público alvo

Professores, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação e demais profissionais envolvidos no processo de ensino da linguagem escrita.

Jaime Zorzi

É Fonoaudiólogo, Especialista em Linguagem Oral e Escrita, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Doutor em Educação, na área de Metodologia do Ensino. Tem larga experiência no diagnóstico e tratamento de crianças e jovens com problemas de aprendizagem da leitura e da escrita, na atuação em equipes interdisciplinares e na orientação e formação de professores do ensino fundamental e infantil. Diretor e professor do CEFAC – Saúde e Educação coordena e organiza cursos de educação continuada para educadores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e demais profissionais que atuam no campo do aprendizado e do desenvolvimento. Autor de várias obras voltadas para a linguagem oral, escrita, distúrbios de aprendizagem e outros temas ligados à neuroaprendizagem.

Data: 16 de julho de 2016.

Local: Novo Olhar – Centro de desenvolvimento humano. Rua das Dunas, 164. Bairro Ingleses. Florianópolis/SC

Valor do curso: R$380,00

Promoção: inscrição mais a publicação “As letras falam: metodologia para alfabetização” (contendo manual de aplicação e caderno de atividades): R$500,00.

 

curso