Psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia

Primeiros sinais de intolerância ao glúten

Primeiros sinais de intolerância ao glúten

Nunca se falou tanto sobre glúten como agora. A cada dia, surgem várias dietas e receitas consideradas “gluten free”, mas você sabe o motivo? Graças ao grande consumo de alimentos com o composto proteico, várias pessoas adquiriram a intolerância ao glúten no decorrer dos anos. Com a agricultura em grande escala e a hibridação para aumentar a produção do trigo nos últimos anos, o glúten está presente em cerca de 400% da dieta da população.

O que é o glúten?

O glúten nada mais é do que uma proteína que dá elasticidade às massas, mas, no organismo, ele forma um tipo de camada na parede intestinal, que impede a absorção de nutrientes. Todas as pessoas que ainda não são, têm grandes chances de se tornarem intolerantes ao glúten. Com o passar do tempo, o consumo do glúten vai provocando uma saturação no aparelho digestivo.

Alguns dos sintomas mais comuns da intolerância ao glúten são:

– Aumento da gordura abdominal;

– Dores articulares;

– Alergias cutâneas;

– Depressão;

– Doenças degenerativas;

– Hipotireoidismo, entre outras.

Mude sua dieta

Uma opção para evitar a intolerância ou amenizar seus sintomas, é trocar os alimentos derivados ou fabricados com cevada, aveia, centeio, trigo ou malte, por tapioca, biscoito de polvilho, quinoa, fubá, mandioca, entre outros. Outra dica é ficar atento aos alimentos que são conservados e embalados nos mesmos galpões que os alimentos que contém glúten. Não esqueça de conferir os rótulos.

Além disso, uma dieta “glúten free” facilita a perda de peso. O uso do glúten em longo prazo traz doenças, mas a perda de peso é só uma das muitas vantagens que a dieta zero glúten proporciona.

Antes de cortar o glúten da sua alimentação, procure um nutricionista ou um médico nutrólogo, que fará uma avaliação minuciosa das necessidades nutricionais de cada indivíduo.

Aqui no Novo Olhar você conta com esses serviços. Para saber mais entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Informações do autor

patty