Psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia

Projeção na Psicologia

Projeção na Psicologia

A projeção é um tipo de mecanismo de defesa psicológico. Um mecanismo de defesa é uma estratégia que pessoas podem usar, mesmo sem perceber que estão fazendo isso a fim de proteger-se de coisas que realmente não querem lidar ou pensar. Ela alivia os sentimentos de ansiedade ou culpa associados a pensamentos dolorosos ou indesejáveis.

 

A projeção pode provocar pensamentos e comportamentos distorcidos como por exemplo, uma pessoa pode brigar com seu amigo, mas não se sentir confortável com o sentimento de raiva. Assim, em vez de reconhecer esses sentimentos, ela lhes nega e acusa o amigo de estar com raiva dela. Em seguida, ela é capaz de condenar os sentimentos que encara como inaceitáveis sem atribuir essas qualidades indesejáveis para si mesma.

 

É possível compreender que é ruim se ver assumir-se fracassado, infiel, mentiroso ou frustrado, por exemplo, e a projeção “preserva” o indivíduo disso, já que o outro é que vai ter os defeitos, não temos que enfrentar uma rejeição.

Por isso, é importante lembrar que: As coisas não são simplesmente como são. Elas são como nós somos, como nós as vemos e projetamos.

 

Para fugir destas armadilhas comportamentais, é importante buscar sempre o autoconhecimento. E se você sentir que “não consegue se entender”, procure ajuda profissional! Cuidar da saúde da mente é fundamental para termos qualidade de vida.

Informações do autor

patty