Psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia

Você sabe o que é TCC?

Você sabe o que é TCC?

Se pensou em trabalho de conclusão de curso, errou a resposta.

Aaron Beck desenvolveu uma forma de psicoterapia no início da década de 1960, a qual denominou originalmente de “terapia cognitiva”. O termo terapia cognitiva hoje é usado por muitos da nossa área como sinônimo de “terapia cognitivo comportamental”, mais conhecida como TCC.

Em todas as formas de TCC derivadas do modelo de Beck, o tratamento está baseado em uma formulação cognitiva, nas crenças e estratégias comportamentais que caracterizam um transtorno específico (Alford e Beck, 1997).

A TCC trabalha com foco no presente, mas sempre considerando seu passado. Tem como objetivo a reestruturação cognitiva, que pretende modificar pensamentos e crenças disfuncionais, pois essas geram emoções desagradáveis e comportamentos desadaptativos, causando sofrimento.

As metas a serem alcançadas são definidas pela dupla terapeuta-paciente. O que se espera é que ao término do processo terapêutico a pessoa tenha aprendido a avaliar seus pensamentos de maneira mais realista e adaptativa e, à partir disso, obtenha uma melhora em seu estado emocional e seus comportamentos.

Até o momento mais de 500 estudos científicos demonstraram a eficácia da TCC para uma ampla gama de Transtornos Psiquiátricos, problemas psicológicos e problemas médicos com componentes psicológicos.

Referência: Beck, Judith S. Terapia Cognitivo Comportamental: teoria e Prática, 2° edição. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Informações do autor

patty